Vilmar Costa: talento além das câmeras

Vilmar Costa é um fotógrafo brasileiro que vem ganhando cada vez mais destaque em seu trabalho. Dedicado e talentoso, esse paraibano já fotografou centenas de modelos, capas de revistas, matérias sobre moda, arquitetura, publicidade, eventos e muito mais. Além de carismático, sua humildade e competência revelam que seu sucesso está apenas começando!

HISTÓRICO

Vilmar CostaNascido em João Pessoa, Paraíba, Vilmar sempre desejou trabalhar com o meio artístico, direta ou indiretamente.

Viveu na sua cidade natal até os 12 anos, quando então foi morar na região sudeste do Brasil. Aos 15 anos começou a estudar teatro na escola CAL (Casa das Artes de Laranjeiras) no Rio de Janeiro. Participou de novelas (Ti-Ti-Ti e Roque Santeiro), programas de TV (Os trapalhões, Caso Verdade, Globo de Ouro) e outras atuações menores. Em São Paulo, estudou no Teatro Escola Macunaíma e atuou em muitas peças pelo grupo do SESC.

Sua carreira artística foi interrompida após o casamento e mudança para o Paraná, onde focalizou-se em outras prioridades.

Sempre aberto a mudanças, em 1990 Vilmar foi morar na Europa (Portugal e Holanda), onde trabalhou como guia turístico. Esta experiência lhe ensinou o que considera seu maior aprendizado: conviver com pessoas de outras culturas respeitando a individualidade de cada um.

Na busca por melhores oportunidades, Vilmar veio para os Estados Unidos em 1996, onde morou por 16 anos.

Vilmar CostaO gosto pela fotografia foi desenvolvido em Nova Iorque. Pai coruja, ele tentava sempre registrar os melhores momentos dos filhos através de fotos. Ao fotografar um casamento no qual sua filha era dama de honra, Vilmar decidiu que queria se aperfeiçoar no assunto. Com este intuito ele iniciou um curso no New York Institute of Photography, aprendendo diversas técnicas que realçaram seu talento. Sua determinação foi além, fazendo com que investisse em outros cursos, dentre eles, uma especialização em Iluminação de Estúdio.

“Não é o diploma que torna alguém um bom fotógrafo. Também não basta apenas ter uma boa máquina. Claro que estes dois ingredientes contribuem, mas é o ‘olho’ do profissional que faz a diferença.”

“A percepção do momento, o olhar e a criatividade fazem a diferença em uma foto. Conheço fotógrafos maravilhosos que jamais estudaram técnica alguma”.

Durante as freqüentes viagens que fazia para San Francisco, Vilmar aproveitava as noites para ir às ruas e fotografar paisagens e pessoas. Nesta ocasião fez muitas imagens de mendigos, que posteriormente vieram a ilustrar uma matéria especial no jornal San Francisco Chronicle. Outro destaque ocorreu quando Vilmar fotografou pessoas dançando em um bar, cujas fotos agradaram tanto que posteriormente tornaram-se uma exposição local, divulgando o trabalho e talento deste fotógrafo.

Vilmar Costa  Capas de revistas com Vilmar Costa

Foi em Las Vegas que Vilmar obteve popularidade. Fotografou muitas famílias, modelos, paisagens da cidade e eventos. Seu nome ganhou destaque no mundo fotográfico e através de suas fotos ele obteve reconhecimento e notoriedade.

Em 2011 Vilmar decidiu voltar para o Brasil e montar seu próprio estúdio. Mesmo com experiências internacionais diversas a entrada no mercado não foi fácil. Para apresentar seu trabalho Vilmar foi atrás de várias agências, recebeu muitos ‘nãos’ e sentiu a dificuldade de aceitação.

Com persistência e determinação ele confiou em seu talento e usou outra estratégia, fotografando pessoas, locais e eventos gratuitamente, enviando posteriormente as fotos para os interessados. Após esta atitude o mercado foi se abrindo, possibilitando que oportunidades surgissem e ele pudesse mostrar seu talento para todos.

Profissionalmente Vilmar prefere fazer fotos para books, publicidade, moda e arquitetura, especialidades estas que o fazem conquistar cada vez mais espaço. Possui contratos com agências e é fotógrafo de muitas modelos e personalidades da moda. Seu trabalho já saiu publicado em diversas revistas, dentre elas Formas, Formas Kids, Chic, Sou + Eu, Ambientes, Retro Lovely Magazine e Modelos da Terra.

Como reconhecimento de seu trabalho, no dia 20 de março de 2012 Vilmar Costa recebeu o título de cidadão natalense e participou de uma homenagem ao dia do fotógrafo na Câmara dos Vereadores em Natal (RN), sendo referido como uma das grandes revelações no mercado fotográfico da região.

 “Eu gosto de elogiar o trabalho dos outros. Muitos fotógrafos brasileiros estranharam este meu jeito de ser, pois entre eles havia muita competição. Mas eu sempre elogio quando gosto de algum trabalho, de algum efeito usado na foto, essas coisas. Essa atitude quebrou um pouco a competição e hoje muitos fotógrafos me veem como um companheiro e não como rival. Gosto disso e faço o que faço de verdade, com o coração aberto. Nesta área tem lugar para todo mundo!”

Algumas das fotos de Las Vegas que ilustram este website (VegasBrazil.com)

 

Pela trajetória de Vilmar, pode-se dizer que seu segredo está além do talento. Segundo conta, era muito comum alguns fotógrafos esconderem seus melhores trabalhos com medo da rivalidade, porém o seu exemplo tem diminuído esta barreira. Sempre carismático, sua humildade o aproxima de todos e ao invés de esconder ele compartilha informações. Ao ver o trabalho dos colegas, Vilmar tenta sempre fazer algum comentário sincero, procurando valorizar a arte e o talento. Esta atitude está quebrando as barreiras entre os profissionais e evidenciando que para brilhar não é necessário apagar a luz de ninguém!

Atualmente esse talentoso fotógrafo vive na ponte aérea Brasil-EUA, oferecendo seus serviços nos dois países.

Clique aqui e veja um vídeo da obra desse talentoso fotógrafo!

TALENTO ALÉM DAS CÂMERAS

Não é apenas na fotografia que este simpático brasileiro se destaca. Ainda jovem Vilmar Costa começou a treinar jiu-jitsu e apaixonou-se pelo esporte. Sua dedicação e disciplina trouxeram reconhecimento também nesta área.

Aos 36 anos venceu seu primeiro campeonato, ainda na faixa branca.

Em Las Vegas Vilmar teve o apoio de seu primo e treinador Walter Cascão, intensificando seus treinos e melhorando cada vez mais o seu desempenho.

Vilmar CostaEm março de 2011, Vilmar participou pela primeira vez do Campeonato Panamericano de Jiu-Jitsu, obtendo a medalha de bronze. Após esta conquista, Vilmar foi destaque na Revista Nativo, uma revista voltada à comunidade brasileira em Las Vegas e região.

Pela dedicação, persistência e superação de dificuldades que Vilmar Costa consegue êxito naquilo que se prontifica a fazer. Em sua vida nada foi conquistado sem suor e são exemplos como esse que merecem cada vez mais destaque em nossa comunidade.

Para conhecer melhor o trabalho e/ou entrar em contato com este excelente profissional, visite o website www.vilmarcosta.com.br

Fotos: arquivo pessoal

 

 

 

 

 

Vilmar Costa: talento além das câmeras was last modified: by