Educação para Adultos

O aprendizado não precisa ser interrompido quando você chega à idade adulta. Nos EUA, as pessoas são incentivadas a serem “aprendizes para sempre.”

Se você tiver idade igual ou superior a 16 anos e não tiver terminado o ensino secundário, ou ensino médio como é chamado no Brasil, é possível inscrever-se em turmas de Educação Secundária para Adultos (ASE, Adult Secondary Education). Essas aulas preparam o aluno para ganhar o certificado GED (General Educational Development).

O certificado GED é uma alternativa ao diploma de ensino secundário. Mostra que o aluno recebeu os ensinamentos acadêmicos e possui os conhecimentos relativos ao nível do ensino secundário. Para obter o GED é preciso passar em testes de cinco áreas diferentes: leitura, redação, estudos sociais, ciências e matemática. A maioria das empresas empregadoras dos EUA considera a credencial do GED como equivalente a um diploma normal de curso secundário. Várias regiões oferecem cursos gratuitos ou de baixo custo de preparação para o GED. Procure na internet ou no catálogo telefônico por “Adult Education” ou ligue para o distrito escolar local para obter maiores informações.

Muitos adultos fazem cursos para aprender mais sobre um assunto de seu interesse ou para aprender novas habilidades que podem ajudar em seu emprego. Muitos sistemas de escola pública e faculdades comunitárias locais oferecem cursos sobre diversos assuntos para adultos. Qualquer um pode se matricular para esses cursos, que geralmente são de baixo custo. Verifique com com a rede de ensino local ou faculdade comunitária para ver os cursos disponíveis, o preço e como se matricular.

Ensino de Inglês

Existem muitos lugares onde você pode aprender como falar, ler e escrever em inglês. Muitas crianças e adultos matriculam-se nos cursos ESL English as a Second Language, (inglês como segunda língua). Esses cursos ajudam as pessoas que não falam inglês a aprender essa língua.

Esses cursos são também chamados ESOL English for Speakers of Other Languages, (inglês para quem fala outras línguas) ou cursos de alfabetização em inglês.

Crianças que não falam inglês aprenderão na escola. As escolas públicas americanas oferecem ajuda e instrução para todos os alunos que precisam aprender inglês. Alunos que precisam de ajuda adicional são normalmente denominados alunos com Proficiência Limitada em Inglês (LEP, Limited English Proficient).

Alunos que começam a aprender inglês podem participar dos cursos ESL em vez de uma turma de inglês regular. Alunos com maior habilidade lingüística em inglês são colocados em turmas regulares e, se necessário, recebem ajuda complementar.

Algumas escolas também oferecem programas e tutoriais após o horário escolar para ajudar os alunos a aprenderem inglês. A escola de seu filho pode lhe informar sobre todos os tipos de ajuda que presta aos alunos que precisam aprender inglês.

Adultos que não entendem inglês podem registrar-se para um curso ESL oferecido em programa de educação pública ou comunitária para adultos ou em uma escola de idiomas particular.

Os programas de educação pública ou comunitária para adultos são normalmente oferecidos nas comunidades locais por distritos escolares e faculdades comunitárias. Esses programas podem oferecer os cursos ESL juntamente com tutoriais ministrados por voluntários locais. Esses programas ou são gratúitos ou paga-se por eles uma pequena taxa. As aulas podem ser oferecidas durante o dia ou à noite. Ligue para a faculdade comunitária local ou o escritório do distrito escolar para encontrar o programa ESL mais próximo. Procure na internet ou nas páginas azuis da lista telefônica sob o título de “Schools — Public”.

A maioria das cidades grandes também tem escolas particulares de idiomas, que oferecem cursos ESL noturnos ou diurnos. O custo dessas aulas é normalmente baseado no número de horas de instrução. Aulas de idiomas particulares são normalmente mais caras do que as aulas no sistema público. Para encontrar uma escola particular, olhe nas páginas amarelas da lista telefônica sob o título “Language Schools” (escolas de idiomas).

Algumas organizações comunitárias, bibliotecas e grupos religiosos também oferecem cursos ESL gratuitos ou de baixo custo. Verifique junto a biblioteca pública local, agência de serviços sociais ou igreja. A bibliotecária do setor de referência da biblioteca local pode também pode informar sobre os programas ESL e mostrar onde encontrar livros, fitas, CDs e software sobre o ESL na biblioteca.

TELEFONE PARA 211 PARA OBTER INFORMAÇÕES SOBRE SERVIÇOS SOCIAIS

Em muitos Estados já existe o serviço de informações 211.

Disque 211 para descobrir onde se inscrever para cursos ESL em sua vizinhança.

Você também pode telefonar para 211 se precisar de ajuda para encontrar alimentos, moradia, programa de tratamento para drogados e outros serviços sociais.

Texto: U.S. Department of Homeland Security, U.S. Citizenship and Immigration Services,
Office of Citizenship, Welcome to the United States: A Guide for New Immigrants,
Washington, DC, 2007, Revised Edition.

Educação para Adultos was last modified: by