Documentos importantes nos EUA: como obter um número de Seguro Social (SSN)

Como residente legal você pode obter o cartão de Seguro Social (SSN – Social Security Number). O cartão do Seguro Social possui um número que lhe é designado pelo governo dos Estados Unidos. O número ajuda o governo a manter um registro de sua renda e dos benefícios que você pode receber. É também usado por bancos e outras instituições, como escolas, para fins de identificação. Talvez seja necessário apresentar o seu SSN quando alugar um apartamento ou comprar uma casa.

O departamento do governo responsável pelo Seguro Social é denominado Social Security Administration (Administração do Seguro Social). Para encontrar a repartição do Seguro Social mais próxima:

  • Pergunte a amigos e vizinhos onde encontrar a repartição do Seguro Social mais próxima.
  • Ligue para 1-800-772-1213 entre 7 da manhã e 7 da noite. As informações são apresentadas em inglês e espanhol. Existem também serviços de interpretação gratuitos disponíveis.
  • Procure o endereço nas páginas azuis da lista telefônica.
  • Procure no site da Administração do Seguro Social, http://www.socialsecurity.gov ou, para espanhol, consulte http://www.segurosocial.gov/espanol/.

Se você não fala inglês

A repartição do Seguro Social pode oferecer um serviço de interpretação gratuito para ajudá-lo a solicitar o número de Seguro Social. Diga à pessoa que atender ao telefone no número 1-800-772-1213 que não fala inglês. Ela encontrará um intérprete para ajudar na ligação telefônica. Você também pode obter a ajuda de um intérprete, quando for à repartição do Seguro Social.

O site da Administração do Seguro Social contém informações úteis para pessoas que chegaram nos Estados Unidos há pouco tempo. Uma das seções do site tem informações sobre o Seguro Social em 14 idiomas. Visite http://www.socialsecurity.gov ou, para espanhol, consulte http://www.segurosocial.gov/espanol/.

Você não precisa preencher o formulário ou ir ao departamento do Seguro Social para obter o número do Seguro Social se:

  • Solicitou o número do Seguro Social ou cartão quando solicitou seu visto de imigrante; E
  • Solicitou visto de imigrante em outubro de 2002 ou mais tarde; E
  • Tiver 18 anos ou mais quando veio para os Estados Unidos.

Evite o roubo de identidade

“Roubo de identidade” significa que alguém roubou suas informações pessoas, tais como Seguro Social ou o número de sua conta bancária. Eles podem usar essas informações para tirar dinheiro de sua conta bancária ou obter cartão de crédito em seu nome. Roubo de identidade é um crime grave. Proteja-se fazendo o seguinte:

  • Certificando-se de que conhece e confia nas pessoas e empresas a quem dá suas informações pessoais, especialmente por telefone ou pela internet.
  • Deixando seu cartão de Seguro Social em casa em um local seguro. Não o carregue com você.
  • Leve com você somente os documentos de identificação e cartões de crédito que precisar na ocasião. Deixe os demais em casa em um local seguro.
  • Rasgue ou inutilize quaisquer papéis ou documentos que contenham informações pessoais antes de jogá-los no lixo.

Se tiver problemas com roubo de identidade, você pode obter ajuda ligando para a sessão de atendimento ao cliente da Federal Trade Commission’s ID Theft Hotline (Comissão Federal do Comércio, Divisão Roubo de Identidade) ligando para 1-877-438-4338. Você também pode obter informações no site http://www.ftc.gov/bcp/edu/microsites/idtheft.

Nesta situação, as informações necessárias para obter o seu número de seguro social foram enviadas para o Administração do Seguro Social pelos órgãos Departamento de Estado e Segurança Interna. A Administração do Seguro Social designa um número para você e envia-lhe o cartão pelo correio, para o mesmo endereço onde o USCIS envia o seu Cartão de Residente Permanente. O cartão com o seu número de seguro social, geralmente, chega três semanas após a sua chegada nos EUA. Entre em contato com o Administração do Seguro Social se não receber seu cartão num prazo de três semanas, a contar de sua chegada nos EUA, ou se você mudar seu endereço para correspondência após ter chegado aos EUA mas antes de receber seu cartão SSN.

Será obrigatório comparecer a uma repartição do Seguro Social para obter o cartão de seguro social, se:

  • Não solicitou o número ou cartão de Seguro Social quando solicitou visto de imigração; ou
  • Solicitou seu visto de imigrante antes de outubro de 2002; ou
  • Tinha menos de 18 anos quando chegou aos EUA.

Um representante do Seguro Social lhe ajudará com a requisição de seu SSN. Leve os seguintes documentos quando for à repartição para fazer o requerimento:

  • Certidão de nascimento ou outro documento, como passaporte, que comprove a data o e local do seu nascimento; e
  • Documento que comprove o seu status de imigração, incluindo sua autorização de trabalho nos EUA. Pode ser o seu Cartão de Residente Permanente ou o passaporte com o carimbo da imigração ou visto.

O seu número de Seguro Social será enviado pelo correio. O cartão do Seguro Social deve chegar aproximadamente duas semanas após terem sido entregues todos os documentos necessários. Se houver necessidade de verificar qualquer dos documentos, o seu SSN pode levar mais tempo.

Texto: U.S. Department of Homeland Security, U.S. Citizenship and Immigration Services, Office of Citizenship – Welcome to the United States: A Guide for New Immigrants,Washington, DC, 2007, Revised Edition

Documentos importantes nos EUA: como obter um número de Seguro Social (SSN) was last modified: by