Como solicitar o visto

O procedimento para conseguir o documento de permissão para entrada nos Estados Unidos deve ser preparado com toda cautela, para que não faltem documentos e comprovantes no dia agendado para a entrevista.

Antes de pensar em conseguir o visto, providencie o passaporte. O agendamento só pode ser realizado com o número do passaporte em mãos, sendo que este deve ter validade maior que 06 (seis) meses após a data programada para a viagem.

É importante programar-se com antecedência, pois há uma espera média de 02 (dois) meses para o agendamento de uma data.

Para  saber o tempo de espera para agendamentos em Brasília, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, acesse o Sistema de Informação e Agendamento.

Veja o que fazer:

1) O primeiro passo é pagar a taxa de informações e agendamento de vistos, no valor de R$ 38,00. Este pagamento pode ser feito em três formas:

a – Pagamento por cartão de crédito, com acesso imediato ao serviço (assim que o pagamento for confirmado).

b – Pagamento por débito em conta, com acesso imediato ao serviço assim que o pagamento for confirmado.

c – Pagamento por boleto bancário do Citibank, com acesso ao serviço após 01 dia útil da realização do pagamento.

2) Após o pagamento da taxa acima, você receberá uma senha para dar continuidade ao agendamento. Esta senha tem validade de 180 dias. (Caso seja necessário agendar uma nova entrevista você deverá adquirir uma nova senha.) Uma única senha permite agendar até 5 pessoas da mesma família, sendo que qualquer requerente que não seja um membro de família direto deve obter uma nova senha e agendar sua entrevista separadamente. Membros da mesma família serão entrevistados no mesmo horário, portanto devem residir no mesmo Estado de residência do requerente principal.

3) Tenha em mãos todas as informações necessárias e preencha os formulários para o seu visto. Todos devem apresentar o formulário DS-156 ou DS-160 e preenchê-lo online, em inglês. Clique aqui para acessar a página com o formulário e leia as instruções antes de iniciar o preenchimento!

4) Maiores de 16 anos devem apresentar, ainda, o DS-157. Se o visto for de estudante, preencher o formulário DS-158 e apresentar o formulário I-20 ou DS-2019 (fornecidos pela instituição de ensino) preenchido e assinado.

5) Agende a entrevista para a data disponível que atenda às suas necessidades. O agendamento também pode ser feito pelo telefone (21) 4004-4950. Os operadores estão disponíveis de segunda à sexta-feira das 8:00 às 20:00h.

6) Pague a taxa de solicitação de visto no Citibank. Este pagamento segue a cotação do dólar e só poderá ser feito no Citibank, com o valor equivalente em reais.

Verifique se o caixa do banco colocará o número do passaporte e o nome do portador atrás do comprovante de pagamento!

7) Reúna documentos que comprovem motivos para voltar ao Brasil, como:

– matrículas e pagamentos de cursos, escolas e faculdades;

– carteira de trabalho, contracheques e declaração de imposto de renda;

– certidão de casamento e de nascimento de filhos;

– documentos que comprovem a posse de imóveis, automóveis e outros bens;

– últimos extratos bancários (conta-corrente ou poupança);

– Etc

Atenção! Não é necessário ter passagem comprada para apresentar na entrevista. O consulado recomenda que você só compre a passagem depois que o visto for concedido.

Onde tirar o visto

Os consulados americanos não estão presentes em todos os Estados brasileiros, portanto, em alguns casos, será preciso viajar para fazer a entrevista, já que a presença é obrigatória para o pedido do visto.

Os consulados podem ser escolhidos de acordo com a proximidade da sua residência ou pela disponibilidade de data para a entrevista.

As cidades brasileiras em que há consulados americanos são Brasília, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. Clique aqui para ver os endereços.

Isentos

Existem diferenças no atendimento para determinados tipos de vistos e de solicitantes.

– Maiores de 80 anos que estiverem solicitando visto de turismo ou negócios não precisam agendar entrevistas nem comparecer pessoalmente nos consulados (vistos B-2 ou B-1/B-2). No entanto a apresentação dos documentos solicitados é indispensável, podendo ser apresentados por algum parente próximo diretamente no consulado – sem necessidade de entrevista agendada).

– Os portadores de passaportes diplomáticos ou de serviço e os membros de organizações internacionais viajando em missão oficial (solicitação de vistos A-1, A-2, C-2, C-3, G-1, G-2, G-3 e G-4) não pagam a taxa de solicitação de visto.

No dia da entrevista, para alguns tipos de vistos, poderá haver a cobrança de uma taxa extra. O valor deverá ser pago em espécie em dólares ou no equivalente em reais no caixa do consulado ou com cartão de crédito. Em Recife, os pagamentos só poderão ser feitos em espécie (Real). Neste link você confere quais os vistos exigem pagamento de taxa extra. Diplomatas, turistas, pessoas que estão de passagem pelos Estados Unidos, tripulantes de empresas aéreas ou marítimas e membros de organizações internacionais estão isentos deste pagamento.

Nos postos que utilizam serviços de entrega, os solicitantes ou seus representantes deverão pagar pelo serviço de entrega do passaporte antes de deixar o Consulado.

Documentação

No dia da entrevista certifique-se de levar os seguintes documentos:

1) Comprovante de pagamento da taxa de agendamento no Citibank, que deverá ter atrás o número do passaporte e nome do portador, dados colocados pelo caixa do banco. Sem esses dados o comprovante não será aceito.

2) Preenchimento online do formulário DS-156 e, para menores de 16 anos, o DS-157. Para visto de estudante, apresentar o formulário I-20 ou DS-2019 (fornecidos pela instituição de ensino) preenchidos e assinados;

3) O passaporte com validade maior que seis meses a partir da data da viagem;

4) Uma foto 5×7 com fundo branco tirada há no máximo seis meses, e seguindo os critérios pedidos pelo consulado (veja quais são clicando aqui).