Carteira de motorista e viagens pelos Estados Unidos

Há muitas maneiras de circular nos Estados Unidos. Muitas cidades possuem ônibus, trens (também denominados “metrôs”), trollers ou bondes. Todos podem utilizar esses meios de transportes mediante o pagamento de uma pequena taxa. Em alguns lugares, é possível comprar um cartão que serve para muitas viagens em metrôs e ônibus. Pode-se também pagar por cada viagem separadamente. Como em qualquer lugar, os táxis são mais caros que os outros tipos de transporte público.

Leia também:

Ter um carro pode ser uma forma conveniente de se locomover. Nos EUA, é necessário também pagar por seguro de carro, pelo registro do veículo e pela licença. O trânsito pesado pode dificultar dirigir em algumas cidades, por isso é aconselhável pensar sobre todos os custos e benefícios antes de decidir comprar/alugar um carro.

Como obter uma carteira de motorista

É contra a lei dirigir sem carteira de motorista. É preciso inscrever-se e obter a licença, se quiser dirigir. As carteiras de motorista podem ser obtidas nas grandes cidades dos Estados.

Verifique as instruções para obter a sua carteira de motorista junto à repartição estadual que emite carteiras de motorista. Essas repartições têm nomes diferentes em cada estado. Os mais comuns são: Department of Motor Vehicles (DMV), Department of Transportation, Motor Vehicle Administration e Department of Public Safety. Procure nas páginas azuis do catálogo telefônico ou obtenha informações acessando: http://www.usa.gov/Topics/Motor_Vehicles.shtml.

Em Nevada, consulte o website da DMV – Department of Motor Vehicles!

Alguns residentes permanentes já possuem carteira de motoristas de outro país. Talvez você possa trocar sua carteira estrangeira por uma em seu novo Estado. Entre em contato com a repartição estadual para verificar se esta troca é viável.

10 DICAS PARA DIRIGIR COM SEGURANÇA NOS EUA

  1. Dirija do lado direito da estrada.
  2. Tenha sempre consigo a carteira de motorista e o cartão do seguro.
  3. Use sempre o cinto de segurança.
  4. Use cintos de segurança adequados e cadeirinhas de segurança para as crianças.
  5. Utilize as setas em seu carro para indicar que quer virar à esquerda ou à direita.
  6. Obedeça a todas as leis e sinais de trânsito.
  7. Pare no acostamento da estrada se um veículo de emergência – carro de polícia, caminhão de bombeiro ou ambulância – precisar ultrapassá-lo.
  8. Não ultrapasse o ônibus escolar quando suas luzes vermelhas estiverem piscando.
  9. Não dirija se tiver bebido ou estiver usando drogas.
  10. Tenha cuidado quando dirigir sob neblina, gelo, chuva ou neve.

DICA: A carteira de motorista serve como documento de identificação nos Estados Unidos. É uma boa idéia obter uma, mesmo que não tenha carro. Se não souber dirigir, você pode receber de aulas de direção. Muitas escolas públicas distritais tem em seu currículo as chamadas “driver education” (“formação de motoristas”). Procure também por “Driving Instruction” na lista telefônica.

ATENÇÃO: Pegar carona não é comum nos Estados Unidos. Em muitos lugares é até mesmo ilegal. Por razões de segurança, não peça e nem dê carona.

INFORMAÇÕES DE VIAGEM:

Para viagens de ônibus:

Greyhound 1-800-229-9424
ou http://www.greyhound.com.

Para viagens de trem:

Amtrak 1-800-872-7245
ou http://www.amtrak.com.

Para viagens aéreas:

Existem muitas companhias aéreas nos EUA. Procure nas páginas da lista telefônica sob o item “Airlines” (“linhas aéreas”).

Texto: U.S. Department of Homeland Security, U.S. Citizenship and Immigration Services,
Office of Citizenship – Welcome to the United States:
A Guide for New Immigrants, Washington, DC, 2007, Revised Edition.

Carteira de motorista e viagens pelos Estados Unidos was last modified: by